Ana Karine Pessoa Cavalcante Miranda

Perfil

  • Localização: Brasil

  • Estado: Ceará

  • Telefone: 85999614254

  • Endereço: Avenida Dom Luis, 880, Sala 1106

  • Número: 880

  • Complemento: sala 1106

  • Bairro: Aldeota

  • Cidade: Fortaleza

  • CEP: 60160-196

Descrição

Advogada Colaborativa atuando como mediadora de conflitos há mais de 17 anos, tem auxiliado na gestão e facilitação de diálogo junto a pessoas, famílias, empresas e instituições públicas. Mentora e Consultora de projetos na área de formação em gestão estratégica de conflitos, auxilia pessoas e organizações complexas a desenvolver Design de Sistema de Solução de Disputas. Possui formação em Mediação e Sistema de Justiça pela Columbia University (New York – USA). Instrutora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) na área de Conciliação e Mediação Judicial. Certificada na área de Mediação em Saúde e Comunicação não-violenta. Especialista certificada em Mediação pela Unidad de Mediación Policial (UMEPOL/Espanha).

Advogada colaborativa certificada pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC/ International Academy of Collaborative Professionals. Administradora de empresas com habilitação em administração pública (UECE). Doutora em Direito e Sociologia (PPGS/UFF). Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS/UECE). Especialista em Educação à Distância (UAB/UECE).

Ao longo de sua vida profissional, desenvolveu funções institucionais de coordenação na Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (SEJUS), na Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará/ Ministério Público Estadual, no Programa Núcleos de Mediação Comunitária. Atualmente, está como Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas e Meios Adequados de Solução de Conflitos do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção Ceará (IBDFAM-CE), biênio 2020-2021. Membro da Diretoria do Instituto Jusdialogus – Gestão de Conflitos.

Autora de artigos e capítulos de livros dentre os quais Mediação em perspectiva: orientações para mediadores comunitários e da Coletânea Estudos sobre a efetivação do Direito na Atualidade – a cidadania em debate: A mediação de conflitos (vol.04) e outros. Destaca-se como Diretora Científica da Coleção Gestão de Conflitos – Editora Prismas. Atua na coordenação do grupo de estudos multidisciplinar em práticas colaborativas COLABORA – Rede Nordeste.